A Importância da Adoção de Hábitos Saudáveis para o Controle do Stress e da Ansiedade
O stress e a ansiedade leva-nos a adotar alguns comportamentos que não são os mais saudáveis. Há quem coma sempre que se sente mais stressado, há quem fume mais, há quem beba café, enfim a lista não tem fim. Existem imensos comportamentos, que se tornam hábitos, que são também eles propulsores de mais stress e ansiedade – é uma “pescadinha de rabo na boca”.
Adotar hábitos saudáveis é extremamente importante para uma boa gestão de stress e ansiedade. Hábitos saudáveis como realizar exercício físico regular, praticar atenção plena com recurso a exercícios de mindfulness ou meditação, manter uma dieta equilibrada, manter uma boa higiene de sono, e ter conexões sociais saudáveis e duradouras vão nos ajudar a estar mais capacitados para enfrentar o stress e a ansiedade com sucesso.
Os hábitos mais nocivos são vistos por quem os realiza como mecanismos de defesa de resposta rápida. Quem se alimenta compulsivamente quando está stressado está em busca de um momento de prazer. A alimentação é associada a momentos de conexão com outros, momentos de prazer, de tertúlia e confraternização. Dessa forma, é como que um escape, como que “vou enganar a mente”. Mas este tipo de mecanismo de defesa traz problemas a longo prazo. Por outro lado, adotar uma resposta como realizar exercício físico sempre que se está com stress ou ansiedade, além de também ter o efeito “penso rápido” devido à libertação de hormonas como a serotonina e a endorfina, vamos nos sentir bem dispostos, alegres, com sensação de leveza. E a longo prazo, temos o resultado de estarmos fisicamente mais saudáveis, termos melhor sono e menor tensão muscular.
Uma das sensações que se tem em relação ao stress e à ansiedade, é a falta de controle. Nós não controlamos quando nos sentimos stressados ou com ansiedade. É uma reação a um gatilho, é uma “ação-reação”. No máximo o que podemos fazer é ter consciência do que está a ocorrer, e escolher uma reação diferente. Também aqui a tomada de decisão em adotar hábitos diferentes e mais saudáveis, nos devolve esse sentimento de controle. Somos nós que escolhemos ser mais saudáveis, somos nós que escolhemos reagir dessa ou daquela maneira aos momentos de stress. Esta sensação de poder permite-nos assumir o papel ativo na gestão do stress, em vez de nos sentirmos desamparados ou sobrecarregados. Tomar escolhas mais saudáveis é uma afirmação sobre o arbítrio da tua saúde física e mental.
O stress e a ansiedade serão mais fortes quanto mais fraca for a tua saúde física e mental. Daí a importância em adotar hábitos que te permitam fomentar uma boa saúde.